Mapa do Site

:: Notícia

Queniano quebra recorde na Maratona de Londres
Samuel Wanjiru bate o recorde da Maratona de Londres e outros dois atletas completam abaixo de 2h06min

O queniano Samuel Wanjiru foi o mais rápido da Maratona de Londres, realizada neste domingo, dia 26 de abril. Com o tempo de 2h05min10s, Wanjiru não correu abaixo do recorde mundial, como pretendia, para superar a marca de 2h03min59s, do etíope Haile Gebrselassie, mas conseguiu baixar em cinco segundos o melhor tempo da disputa britânica, que até então era do seu compatriota Martin Lel.

Apesar da ausência de Lel, fora da competição por não se recuperar a tempo de uma lesão, Wanjiru não teve vida fácil durante os 42 km do percurso. Até o quilômetro 30 o atleta do Quênia correu lado a lado com Tsegay Kebede, da Etiópia, e Jaouad Gharib, do Marrocos, em uma briga constante pela liderança.

Contudo, a partir do quilômetro 35, Wanjiru e Kebede abriram distância de Gharib, e seguiram juntos até o quilômetro 40, quando se sobressaiu o maior fôlego do queniano, que aumentou a velocidade para vencer uma das cinco maiores maratonas do mundo.

Kebede, que seguiu Wanjiru até a reta final, terminou a prova com o tempo de 2h05min20s. Já o marroquino Jaouad Gharib terminou na terceira posição com 2h05min27s, e deixou o pódio com três atletas com marcas abaixo das 2h06min.

Coelho tartaruga
Antes da largada em Londres, Wanjiru não escondeu que tão importante quanto a vitória seria superar o recorde mundial de Gebrselassie. Mas os planos do queniano foram por água abaixo logo no início da disputa, quando um dos atletas contratados para ditar o ritmo da prova foi lento demais e atrapalhou os outros corredores. O “coelho” só apertou o passo depois de levar uma bronca do sul-africano Hendrick Ramaala, que percebeu que a velocidade imprimida não seria suficiente para quebrar o recorde.

Bicampeonato para a Alemanha
Na disputa feminina, quem levou a melhor foi a alemã Irina Mikitenko, que terminou a prova em 2h22min11s e, baixou em pouco mais de dois minutos seu tempo do ano passado, de 2h24min14s.

Ao contrário da prova masculina, a briga entre as mulheres foi menos acirrada. Já no quilômetro 25, apenas três atletas corriam na frente. Além de Mikitenko, a britânica Mara Yamauchi e a chinesa Zhou Chunxiu conseguiam marcar um ritmo mais forte.

No quilômetro 30, Chunxiu, campeã da prova em 2007, não conseguiu seguir as passadas das outras duas atletas, que se isolaram na liderança. A partir do quilômetro 35 a alemã aumentou ainda mais a velocidade e Yamauchi também não conseguiu segui-la.

Ao final dos 42 km, Mikitenko cruzou a linha de chegada com um minuto a menos que Yamauchi, que fez o tempo de 2h23min12s. Já na terceira colocação ficou a russa Liliya Shobukova, com 2h24min24s.

Classificação final

Masculino
1 – Samuel Wanjiru (QUE) 2h05min10s
2 – Tsegay Kebede (ETI) 2h05min20s
3 – Jaouad Gharib (MAR) 2h05min27s
4 – Emmanuel Mutai (QUE) 2h06min53s
5 – Hendrick Ramaala (AFS) 2h07min44s

Feminino
1 – Irina Mikitenko (ALE) 2h22min11s
2 – Mara Yamauchi (GBR) 2h23min12s
3 – Liliya Shobukova (RUS) 2h24min24s
4 – Svetlana Zakharova (RUS) 2h25min06s
5 – Berhane Adere (ETI) 2h25min30s

Fonte: Fausto Fagioli Fonseca (http://o2porminuto.uol.com.br/)

.:: Patrocinadores ::.
CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados