Mapa do Site

:: 12ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro - 12 Out 2008 - 21.1 km

MARILSON GOMES DOS SANTOS E MARIA ZEFERINA BALDAIA VENCEM PELO LADO BRASILEIRO A 12ª EDIÇÃO DA MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO

Getty Image©

Rio de Janeiro (RJ)
- O brasiliense Marílson Gomes dos Santos e a mineira Maria Zeferina Baldaia, integrantes da seleção brasileira no Mundial de Meia Maratona IAAF/CAIXA, foram os campeões da 12ª. Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, disputada na manhã deste domingo, com largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. A competição reuniu o recorde de 15 mil participantes, numa grande festa do esporte e da melhor qualidade de vida.

Com sol e calor de 22 graus C na largada e de 28 graus C na chegada, 21.097 metros depois, a Meia Maratona do Rio deste ano foi especial por ser disputada ao mesmo tempo do Campeonato Mundial da distância, que reuniu atletas de 40 países e destaques como os novos tricampeões da prova, o eritreu Zersenay Tadese e a holandesa de origem queniana Lornah Kiplagat.

Oitavo colocado no Mundial, Marílson venceu pela primeira vez a Meia Maratona do Rio, com o tempo de 1h03min14s, com 58 segundos de vantagem sobre o queniano Kipromo Mutai, segundo colocado. "Fiquei muito feliz por terminar entre os dez melhores do mundo e especialmente por ganhar a Meia Maratona. Isso é uma grande honra", comentou o campeão, que tirou umas curtas férias depois da Olimpíada de Pequim e fez uma preparação rápida para a prova deste domingo. "Treinei o que pude no tempo que deu."

Campeão da Maratona de Nova York de 2006 e recordista sul-americano dos 5.000 e dos 10.000 metros, Marílson vai iniciar preparação para tentar o bi em Nova York, no início de novembro. "Vou continuar a preparação que fiz para correr agora, só que com mais quilometragem."

Para o técnico Adauto Domingues, Marílson sentiu o fato de não ter terminado a maratona na Olimpíada de Pequim e a disputa na prova deste domingo foi importante para o seu recomeço. "Ele esperou baixar a poeira olímpica e a partir de competições como esta deve ganhar novamente confiança", afirmou o treinador.

Outro brasileiro no pódio foi o maranhense Raimundo Nonato de
Souza, que terminou em quinto lugar. Radicado em Brasília, ele vem de uma boa seqüência de pódios, como o quarto lugar na Volta da Pampulha de 2007 e a quinta colocação na Corrida Pan-Americana " 10k Rio, também de 2007. "Estou bem treinado e melhorando meus resultados", disse. "Isso me dá maior confiança para as próximas competições."

Lorenzo Sampaolo©




Alegria
- Bicampeã da Maratona de São Paulo e campeã da tradicional Corrida de São Silvestre, Maria Zeferina comemorou bastante a primeira vitória na Meia Maratona do Rio, após ter terminado em 17º. lugar no Mundial de Meia Maratona. "Foi uma prova fortíssima, com um ritmo intenso e só em participar de uma competição ao lado das melhores corredoras de rua do mundo já estava feliz", disse. "Ganhar a Meia do Rio, então, foi o máximo."

Zeferina estava particularmente feliz no pódio por ter alcançado a sua melhor marca pessoal no Brasil na distância. "Já corri mais rápido na Europa, em cidades em que calor não é tão intenso", lembrou a campeã da tradicional Stramilano, meia maratona disputada em Milão. (foto ao lado)
"Fiquei feliz por superar adversárias fortes como as quenianas inscritas."

Terceira colocada na São Silvestre de 2007, ela vai preparar-se para conseguir o bi na competição do último dia do ano, em São Paulo.





Resultados:

Masculino
1- Marilson dos Santos (BMF/Pão de Açúcar/CAIXA) - 1h03min14
2- Kiprono Mutai (Athletic Sports/Quênia) - 1h04min12
3- Willy Kimutai (Athletic Sports/Quênia) - 1h04min12
4- Daniel Kipchirchir (Obcursos/CAIXA/Quênia) - 1h05min05
5- Raimundo Nonato Souza (UniDF) - 1h05min


Feminino
1- Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros) - 1h13min42
2- Emily Chepkomi (Athletic Sports/Quênia) - 1h14min45
3- Nancy Kipron (Fila/Quênia) - 1h14min50
4- Eunice Kirwa (Fila/Quênia) - 1h14min52
5- Ednah Mukhwana (Athletic Sports/Quênia) - 1h15min08


A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com o patrocínio da CAIXA e Adidas, apoio de Gatorade, Água Mineral Schincariol, Embratel, Montevérgine, HCor, Café Pimpinela, Rapidão Cometa e Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão foi da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).


Texto: João Pedro Nunes - Mtb 11.675 - e-mail: nunes@zdl.com.br
(site da Yescom)

VEJA AQUI TODOS OS RESULTADOS DA MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO!

Edição: CORCE on line

.:: Patrocinadores ::.
CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados